GEF Biogás Brasil lança nova parceria com empresa Adecoagro

Da Assessoria


O projeto GEF Biogás Brasil, implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), firmou recentemente um novo acordo de cooperação técnica com a Adecoagro, uma das empresas mais competitivas do segmento sucroenergético mundial. A parceria tem foco no desenvolvimento de projetos de interesse da área agroindustrial relacionados à produção de biogás.

A partir da cooperação, serão promovidas ações de desenvolvimento do mercado de biogás e seus subprodutos no Brasil. A parceria também prevê a identificação de modelos de negócio inovadores para o biogás, além de uma análise técnica das possibilidades de novas fontes de financiamento voltadas para o setor.

O acordo entre a empresa e o projeto tem como meta ampliar as oportunidades de produção e de aproveitamento do biogás, promovendo reuniões, workshops, seminários e outros eventos voltados para o setor, com o apoio logístico e institucional dos participantes.

“Com o projeto GEF Biogás Brasil, temos a oportunidade de contribuir ainda mais com o desenvolvimento da cadeia de valor do biogás no país”, disse o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim. “Certamente, ao final do projeto, o cenário mostrará um mercado de biogás mais evoluído por conta do engajamento do MCTI e de todos os parceiros envolvidos nas ações de cooperação”.

 

De acordo com o VP Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro, Renato Junqueira Santos Pereira, a parceria com o projeto GEF Biogás Brasil, nesta primeira fase, irá analisar a técnica de produção de biogás desenvolvida pela empresa, avaliando potenciais melhorias para torná-la ainda mais eficiente.  

“A Adecoagro acredita em um mundo mais sustentável, produzindo alimentos saudáveis e acessíveis e energias eficientes e renováveis. Será compartilhado o conhecimento para torná-lo uma solução escalável e global, que possa ser replicada para criar biocombustíveis que substituam combustíveis fósseis, aumentando nossa colaboração com a proteção ambiental”, destacou o VP Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro.       

A Adecoagro já implementa um projeto de produção de biogás a partir da vinhaça concentrada da cana-de-açúcar. O biodigestor instalado na Usina Ivinhema, no Mato Grosso do Sul, possui capacidade de produzir 500Nm3/h de biogás, utilizando 5m3/h da vinhaça concentrada, que representa cerca de 5% da produção total. A empresa pretende, a partir do acordo de cooperação com o projeto GEF Biogás Brasil, ampliar sua produção de energia renovável.

O representante da UNIDO para o Brasil e a Venezuela, Alessandro Amadio, confirmou que a parceria entre o projeto GEF Biogás Brasil e a empresa Adecoagro consolida ainda mais as atividades do projeto no setor de biogás e biometano.

“A parceria resultará no desenvolvimento de projetos inovadores de biogás, gerando novas oportunidades de negócios para o setor, intercâmbio de informações e o desenvolvimento desse mercado”, destacou o representante do UNIDO.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!